TI verde. Tecnologia sustentável. Data center ecológico. Todos estes termos tratam do mesmo assunto: o impacto do gerenciamento de dados no meio ambiente. É um problema urgente e tem a ver com o futuro do planeta, mas muito já está sendo feito.
Sua empresa já considerou a preservação do meio ambiente em seu cotidiano? Certamente você já tem rotinas de separação do lixo e economia de água, mas um dos setores que causa mais impacto ambiental é o de TI. E é por isso que tanto se tem falado sobre TI Verde.
A Tecnologia da Informação provoca impactos em duas frentes importantes: tanto pela demanda de energia elétrica quanto pela fabricação e descarte do hardware.
Por isso o mundo corporativo tem constantemente pensado ideias e ações para a sustentabilidade dos negócios baseados em tecnologia, ou os que a tem como parte importante do processo.
O equilíbrio ambiental figura ao lado da eficiência econômica, da justiça social e da governança corporativa nas estratégias de toda empresa que trabalha de forma séria e competitiva.
E já se foi o tempo em que isso significava gasto, ou dependia apenas de boa vontade.
Hoje os índices das empresas dependem também de seu desempenho sustentável, pois as que contam com programas próprios e privilegiam parceiros preocupados com a sustentabilidade têm facilidades de crédito e a preferência do consumidor.
O negócio é preservar
A fase mais madura do mundo dos negócios exige que as empresas busquem ir além da geração de lucros.
Nesse contexto, a economia sustentável ganha força e se coloca como diferencial competitivo, não só para quem promove essa política, mas também para quem faz uso de serviços oferecidos por empresas que cultivam tais valores.
A relevância do tema para o mercado de TI é ainda mais urgente, pois a tecnologia é um dos setores mais cobrados, dado o nível do impacto causado ao meio ambiente. Esta preocupação se dá por uma série de problemas que precisam ser contornados
- uso de metais pesados como matéria-prima;
- altos custos energéticos;
- maior demanda por eletricidade;
- descarte inapropriado de dispositivos obsoletos;
- processo de produção de equipamentos.
O preço que se paga pelas facilidades e pelo conforto proporcionados é alto, mas pode, e deve, ser reduzido. Por isso adotar estratégias de TI verde é tão importante.
TI verde na prática
A TI verde já faz parte do planejamento de grande parte das empresas. O destaque é dos data centers ecológicos, estruturas que são as melhores soluções para reduzir o impacto ambiental causado pelo setor.
Por reduzirem a necessidade de equipamentos, eles naturalmente demandam menos recursos. Com menos desperdício, além do impacto menor para o meio ambiente, o custeio também é reduzido.
Mas é possível ir ainda mais fundo na sustentabilidade, estabelecendo políticas bem definidas. A Certificação Leed Platinum tem essa finalidade.
Além de ser o primeiro com a certificação TIER III de Santa Catarina, o data center Bludata deu o pontapé inicial para uma política permanente de preservação ambiental implementando as diretrizes do selo.
O data center Bludata entrou em operação no início de 2019, dispondo de um investimento de aproximadamente R$ 10 milhões para o desenvolvimento de um centro de processamento de dados capaz de hospedar, manter e gerenciar sistemas de empresas em nível nacional.
A estrutura localizada na nova sede da empresa, em Blumenau, aposta na tecnologia sustentável, focada tanto na menor pegada ecológica possível quanto na economia de recursos.
A edificação da nova sede segue os padrões da certificação Leed, criada Green Building Council, na categoria Platinum.
Entre os diferenciais podemos destacar o aproveitamento da água da chuva e da luz natural, varandas ecológicas, vestiário e bicicletário (para incentivar o uso do transporte alternativo) e tomadas nas garagens para carregamento de carros elétricos.
É um tremendo avanço nas questões ligadas à preocupação com o meio ambiente!
Além da consciência ambiental, a nova estrutura também traz ganhos sociais. São 200 novos postos de trabalho nas áreas de tecnologia, desenvolvimento de software, administrativa e gestão.
O que sua empresa pode fazer?
Não basta dar a destinação correta ao lixo eletrônico e economizar energia elétrica. Estas medidas ajudam, mas não têm um impacto tão grande quanto soluções profissionais de TI Verde.
Não faltam motivações para que as empresas invistam em instalações mais eficientes, com foco no menor desperdício e na maior eficiência energética. Ao utilizar os serviços de um data center ecológico, sua empresa pode, inclusive, tirar proveito com ações de marketing, divulgando sua contribuição para a sustentabilidade.
Um data center eficiente é capaz de reduzir pela metade consumo de energia de várias formas:
- Uso sustentável da energia do data center, com políticas bem definidas de economia e boas práticas
- A escolha do imóvel, com as características físicas da edificação apropriadas a condições específicas, em consonância com as normas do setor e o respeito ao meio ambiente.
- Outsourcing de TI, que tem um impacto poderoso na redução das despesas com servidores (a vantagem desse modelo está no fato de que todas as despesas relacionadas a esse ambiente são compartilhadas entre diferentes empresas que utilizam o espaço).
Com o TI verde, ganham as empresas, em competitividade, rentabilidade e imagem; as pessoas, em desenvolvimento e qualidade de vida; e o planeta, que tem seus recursos naturais preservados.
Neste assunto, como já dissemos em tantos outros, mais uma vez vale a dica: fale com um especialista.